Personalize o e-mail marketing pelo perfil do cliente

Nas vendas online, o e-mail marketing continua sendo uma das promoções mais eficientes. É possível melhorar as vendas com alguma personalização.

Hoje existem várias ferramentas para divulgação de uma loja virtual e seus produtos na internet- as principais são e-mail marketing, links patrocinados, compartilhamento via rede social e anúncios em nichos específicos (blogs, fóruns, etc).

Porém, sem dúvida o meio mais utilizado e que talvez que mais traga um bom retorno em termos percentuais seja o e-mail marketing. Claro que estamos tratando de uma lista de e-mails oficial, pois todos que nela constam deram um opt-in (solicitação de inclusão) para participar e podem a qualquer momento dar um opt-out (solicitação de exclusão) real.

Caso contrário é spam, que em sua definição quer dizer, “uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa, geralmente de caráter apelativo e na grande maioria das vezes incômodas e inconvenientes”.

O que é interessante é o processo em si, que é sempre o mesmo. Alguém prepara primeiramente uma lista de produtos que serão ofertados; após esse processo o e-mail é diagramado, aprovado e depois ocorre o disparo para os participantes da lista.

Quando o cliente recebe o e-mail, ele irá ver exatamente as mesmasinformações que todos os outros, pois não há nada personalizado neste processo. Talvez uma categorização ou seção, mas que não influencia de modo algum na montagem do conteúdo recebido.

Grande parte dos integrantes de uma lista de mailing já é cliente da loja, logo é possível analisar um perfil de compra ou um perfil individual (sexo, idade, região, etc.), entre outras informações pertinentes ao cliente e seus hábitos.

Com esses dados podemos criar um sistema que indique conteúdos direcionados ao interesse do destinatário da mensagem e dessa forma aumentar as chances de concretizar negócios por conta das informações serem personalizadas.

E ainda é possível criar um facilitador, que é um pré-carrinho, outro atalho dentro da mensagem que em vez de jogar o cliente no detalhe do produto, já possa jogá-lo com seu pré-carrinho preenchido com os produtos e suas informações básicas (CEP, forma pagamento e frete).

O comércio eletrônico está cada vez mais disputado e a cada dia que passa mais lojas entram neste mundo virtual para negociar. Esta entrada está cada vez mais barata e rápida essa entrada; o que fará com que as lojas permaneçam no topo serão seus diferenciais, que com certeza irão fidelizar e agregar cada vez mais o cliente, porque estaremos tratando cada um como único e especial.

Por Marcelo Goberto de Azevedo via Webinsider

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