2.º Dia do Jogo Justo terá dez vezes mais games que anterior

Próxima edição acontece entre 21 e 23/5 com mais de 50 mil unidades em promoção para PS3, Xbox 360, Wii, PSP e DS; jogos custarão R$99 cada.

O aguardado 2.º Dia do Jogo Justo, uma iniciativa que busca reduzir os preços dos games importados no país, trará nada menos que 54 mil unidades de games com descontos entre os próximos dias 21 e 23 de maio. Esse número é cerca de dez vezes maior que a primeira edição do evento, que vendeu 5 mil unidades de jogos em um dia.

E como o objetivo é fazer barulho quanto aos altos impostos cobrados no mercado de games no Brasil, a nova edição também terá o triplo da duração e cinco vezes mais títulos que a anterior (15 contra 3).

Em entrevista exclusiva ao IDG Now!, o criador da iniciativa, Moacyr Alves Junior, disse ainda que a 2.ª edição do evento também terá a promoção de títulos das plataformas móveis Nintendo DS e PlayStation Portable, que se juntam aos tradicionais consoles de mesa PS3, Xbox 360 e Wii – já presentes na primeira edição.

E assim como no 1.º Dia do Jogo Justo, a grande maioria dos títulos em promoção será composta por lançamentos (leia-se games que chegaram às lojas em 2010). Todos os games custarão 99 reais cada, segundo Alves Junior.

Mais opções
Alvo de reclamações na 1.ª edição, a venda online terá mais opções no próximo Dia do Jogo Justo. “Teremos pelo menos quatro lojas vendendo os games online para todo o país, como uma forma de tentar evitar problemas com quedas de sites”, disse Alves Junior, que ainda afirmou que já conta com a confirmação de cerca de 30 lojas varejistas para essa segunda edição do evento.

Debate
Apesar de ser o principal atrativo para o público, o próximo evento – tal como na primeira edição – não ficará restrito às promoções dos games. O site oficial do Jogo Justo divulgou na semana passada as atrações do primeiro dia (21/5), que terá palestras e debates sobre o mercado de games no Brasil. Confira aqui a programação.

pes201101.jpg

“PES 2011” foi um dos games em promoção do 1.º Dia do Jogo Justo

Velho conhecido
O alto preço dos jogos é um velho conhecido dos gamers no Brasil. Segundo Alves Junior, por aqui os impostos chegam a 124% nos títulos e até 146% nos consoles, o que faz com que games vendidos no exterior por 60 dólares (cerca de 97 reais) custem em média 200 reais no País e que consoles como o PS3, que custa 300 dólares (cerca de 485 reais) nos EUA,saia por 2 mil reais por aqui. Já em mercados como Japão e os EUA, o imposto sobre os games é de cerca de 5%, de acordo com Alves Junior.

Para o criador do projeto, a pirataria e contrabando chegam a índices astronômicos no Brasil – de cada dez games vendidos aqui, 9 são ilegais. “Isso também torna difícil estimar o tamanho do mercado de jogos no país”, disse.

Alves Junior ainda cita o México como um exemplo a ser seguido no Brasil. “Lá eles cortaram os impostos de 60% para 15% e registraram cerca de 80% de crescimento no mercado de games nos últimos dois anos. Acredito que podemos chegar nesta taxa se cortarmos os impostos para 10% ou 15%.”Por Luiz Mazetto, para o IDG Now!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s