Falha em servidores impede internautas de acessarem diversos sites brasileiros

Uma falha na tarde desta sexta-feira (6) nos servidores administrados pelo Registro.br (órgão responsável pelo registro de domínios da internet brasileira) impede que os internautas acessem diversos sites administrados por esse braço do Comitê Gestro da Internet. Segundo o órgão, o problema “está sendo normalizado” e nas próximas horas serão divulgadas atualizações sobre a falha.

Um comunicado divulgado na web indica que o problema teve início “durante a atualização de configuração em parte dos clusters de servidores DNS”. Conhecido como sistema de nome de domínio, o DNS é responsável por fazer com que cada endereço de internet (esse que você digita na barra do seu navegador, como http://www.uol.com.br), corresponde a um endereço IP (protocolo de internet) diferente. Na prática, o problema faz com que o usuário digite um endereço e não consiga chegar até o site.

Por conta da falha apresentada nesses clusters (sistemas em que máquinas trabalham de forma conjunta), a decisão foi removê-los de operação até que a situação seja contornada. “Mais tarde após a normalização dos serviços retornaremos com mais informações sobre o ocorrido”, diz o comunicado do Registro.br.

Os internautas começaram a sentir o efeito do problema e tuitar a dificuldade de acesso – muitos deles sem saber o que acontecia. “Fica, vai ter cache! #RegistroBr”, “Problema de DNS?! Nenhum site entra, exceto o Grooveshark O.o”, “Internet banking do Itaú está de sacanagem comigo! Alguém mais com dificuldade de acessar?”, “nao eh no itau, eh no DNS”, “Me recuperando do problema do #DNS. Como convencer que o problema é na rede geral e não da nossa empresa???”.

Via UOL Tecnologia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s