Descubra se estão invadindo sua rede Wi-Fi

Uma rede Wi-Fi desprotegida é um convite para que estranhos “peguem emprestado” um pouco de sua banda para acessar a internet. E eles podem pegar mais do que banda. Afinal, uma vez conectados à sua rede doméstica eles também terão acesso aos seus computadores, discos rígidos e impressoras compartilhados. Você deve se proteger.

Aumente a segurança

A primeira coisa que você deve fazer é se certificar de que ninguém consiga entrar em sua rede facilmente. Isso significa habilitar um protocolo de segurança, como o WPA ou melhor ainda, WPA-2. O procedimento muda de roteador para roteador, então o que posso lhe dizer é para consultar o manual. Geralmente o processo envolve digitar o endereço do roteador em uma janela de seu navegador para acessar uma interface de configuração via web.

Você vai precisar criar uma senha de acesso à rede, então escolha uma senha forte para evitar que seja descoberta facilmente. Não use seu nome ou o nome da rede como senha, e prefira misturas de números, letras maiúsculas e minúsculas. Mas lembre-se que você precisará digitar a nova senha em todos os computadores, smartphones, videogames e eletrônicos conectados da casa, o que pode ser um incômodo. Players de Blu-ray são especialmente problemáticos: os controles remotos são os piores dispositivos de entrada de senha que existem.

Encontre o penetra

Agora você já sabe como controlar quem tem acesso, mas ainda não respondemos à pergunta: como saber se há um hóspede indesejado na sua rede?

A resposta está, mais uma vez, na interface web de configuração de seu roteador. Em algum lugar dela, provavelmente em um menu chamado Wireless ou Status, você encontrará uma lista de todos os clientes wireless atualmente conectados. Você não conseguirá identificar quem é quem à primeira vista, mas verá quantos aparelhos fazem parte da rede. Com isso você já pode saber se tem alguém sobrando.

mac_address-360px.jpg
A lista de clientes conectados mostra quantos aparelhos fazem parte da rede

Mas antes que você perceba que há mais aparelhos do que deveria e entre em pânico, pense bem sobre os aparelhos que você tem em casa. Enquanto escrevia este artigo, meu roteador me disse que haviam cinco clientes conectados, e eu só consegui identificar quatro. Então descobri que o iPhone da minha filha estava com o Wi-Fi ligado.

Você pode identificar os clientes conectados através de seu MAC Address, um identificador único designado a cada aparelho conectado a uma rede. Para descobrir o MAC Address de um PC com Windows, por exemplo, clique em Iniciar, digite cmd no campo de pesquisa e tecle Enter. Depois digite o comando ipconfig /all e tecle Enter novamente. O MAC Address é listado como “Endereço Físico”.

Em smartphones Android o caminho é ConfiguraçõesConexões sem fio e redeConfigurações Wi-Fi. Aperte o botão Menu e clique em Avançado. O MAC Address é listado como “Endereço MAC”. Em um iPhone ou iPad o caminho é AjustesGeralSobre. O MAC Adress estará listado no campo chamado Wi-Fi.

Se você se preocupa com “caronas” passados, o programa de configuração do router deve ter uma função de log (registro) onde você pode consultar uma lista dos clientes antigos.

Ter à mão o MAC Address de seus dispositivos tem uma vantagem extra: a maioria dos roteadores Wi-Fi tem uma função para permitir o acesso à rede apenas aos clientes com endereços conhecidos, adicionado uma camada extra de segurança além da senha.

Via UOL Tecnologia

2 respostas para Descubra se estão invadindo sua rede Wi-Fi

  1. Zelda W. disse:

    No meu mapa de rede diz que há um roteador não compatível com a rede. E minha internet está ou parece lenta no computador, mas com testes de velocidade, as vezes está de 15Mbps ou um pouco mais ou um pouco menos, e upload não está chegando a 1Mbps e é GVT. E eu estava com este problema e tive de reinstalar o Windows Vista Start que tenho. Daí o mapa de rede voltou ao normal. Mas desde ontem recomeçou com o mesmo problema de roteador não compatível na rede. O que é isto?

  2. see this site disse:

    see this site

    Descubra se estão invadindo sua rede Wi-Fi | S3BLOG – Informação sobre tecnologia, negócios e empreendedorismo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s