Steve Jobs vira ‘iSteve’ e ganha biografia

A vida do fundador da Apple, Steve Jobs, vai enfim virar uma biografia autorizada, que deve chegar às lojas norte-americanas no início do ano que vem.

É a primeira vez que Jobs, que tem 56 anos, vem lutando contra problemas de saúde e sempre foi conhecido pela discrição com que trata sua vida particular, aceita uma oferta para ser personagem de um livro sobre sua própria história. Fascinante, diga-se de passagem – encaminhado para adoção em 1955 e criado por uma família humilde a fundador e CEO da que é considerada uma das empresas mais valiosas e visionárias do mundo.

O título escolhido para a obra não poderia ser mais apropriado: “iSteve, The Book of Jobs”, com o prefixo ‘i’ que identifica os produtos mais famosos da marca da maçã, como iMac, iPod, iPhone, iPad. Walter Isaacson, ex-presidente da rede de TV CNN, será o autor da obra, de acordo com a editora Simon & Schuster.

A editora anunciou o livro com estardalhaço nos EUA, dizendo que o resultado da obra retratará fielmente um dos “maiores inovadores dos nossos tempos, contando a história única de um gênio visionário”.

Isaacson já é o autor de biografias de personagens como Albert Einstin e Benjamin Franklin, e vem coletando entrevistas com Jobs, seus familiares, amigos e concorrentes desde 2009.

No passado, Jobs e Apple já tentaram inclusive intimidar autores de biografias não autorizadas. O ‘Sunday Times’ publicou, em 2009, um grande perfil de Jobs feito pelo jornalista Bryan Appleyard, que à época chegou a divulgar ter sofrido ameaças da Apple para que não escrevesse o artigo, de acordo com o portal Appleinsider.

Já o livro ‘iCon Steve Jobs: The Greatest Second Act in the History of Business’ (O Segundo Grande ato da História dos Negócios), de Jeffrey Young e William Simon, de 2005, chegou a ser publicado. A Apple retaliou, banindo todos os títulos da editora responsável da loja iTunes.

No Brasil, um dos títulos disponíveis é “A Cabeça de Steve Jobs”, de Leander Kahney, editor da Wired. Não é bem uma biografia, mas uma ótima obra sobre negócios, que mostra como Jobs transformou a Apple na gigante de hoje, inclusive tendo salvado a empresa de uma falência iminente, em 1996.

Por Daniel Gonzales – Estadão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s