Skype do futuro? Hack permite videoconferências com o Kinect

Desenvolvida por pesquisadores do MIT, alteração no periférico do Xbox 360 permite adicionar vários recursos para chamadas de vídeo em grupo.

Uma rápida pergunta: quantas pessoas realmente aproveitam as videoconferências se você não pode estar lá pessoalmente? Elas podem ser um pouco estranhas quando você provavelmente poderia ter dito o que queria por meio de programas de mensagens instantâneas. Mas um novo hack com o sensor de movimentos Kinect, do Xbox 360, pode ter eliminado essa estranheza das conferências em vídeos – e tornado-as bem legais nesse processo.

Criado pelo Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology), o Kinected Conference usa todos os tipos de truques para melhorar o foco sobre as pessoas e as discussões por videoconferência. Por exemplo, se você está olhando para algumas pessoas em volta de uma mesa pela tela, o Kinect pode escolher aquela pessoa que está falando e borrar o rosto das outras, mantendo o foco em quem está falando (como mostrado no vídeo). Ele também marca quanto tempo cada pessoa fala (algo útil para apresentações cronometradas), congela sua imagem (se você quiser fazer outra coisa, mas continuar parecendo que está ouvindo), e usa realidade aumentada para demonstrar projetos.

O hack foi feito utilizando software C+++ e biblioteca openFrameworks, mais dois locais de rede com telas para vídeo, o Kinect, microfones calibrados e muitos algoritmos. Confira o vídeo e tente convencer a si mesmo de que não seria legal ter isso no seu trabalho.

Via IDGNow

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s