Larry Page reassume oficialmente a presidência do Google

Larry Page, cofundador do Google, volta a assumir nesta segunda-feira o cargo de presidente-executivo da empresa que ajudou a criar em 1998 ao lado do amigo Sergey Brin. O engenheiro de software de 38 anos substitui o veterano Eric Schmidt, 55, que estava no comando da companhia desde 2001, ano em que foi contratado para ajudar a transformar o Google em um negócio maduro e lucrativo.

Page assume o cargo em um momento crítico para a empresa. Ele deve formular estratégias para competir com crescimento repentino de rivais como o Facebook e de sites como o microblog Twitter. Para auxiliá-lo, Brin, de 37 anos, vai focalizar suas atividades em projetos estratégicos e, especialmente, na criação de novos produtos. Eric Schmidt, por sua vez, deve assumir funções no conselho ligadas a “negócios, parcerias, clientes e relacionamentos de negócio mais amplos”.

Está é a segunda vez que Page assume o controle da companhia. Apesar do espírito jovem e inovador, ele foi antes considerado instável e imaturo pelos investidores, que sugeriram seu afastamento e a contratação de uma pessoa mais experiente para ocupar o cargo.

O jogo de cadeiras não deve afetar imediatamente a situação financeira do Google. Dados divulgados em janeiro apontam que o lucro líquido da empresa alcançou 2,54 bilhões de dólares no quarto trimestre de 2010 (7,81 dólares por ação), ante 1,97 bilhão de dólares no mesmo período de 2009 (6,13 dólares por ação). A receita alcançou 8,44 bilhões de dólares nos últimos três meses do ano passado, com crescimento de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Via Exame

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s