No 1º de abril, Google cria rede social e outros absurdos

O Google transformou o Dia da Mentira, comemorado neste 1ª de abril, no dia da “trollagem”. A gigante da internet espalhou diversas notícias falsas sobre a criação de produtos esdrúxulos e até abriu vagas para contratação de ‘autocompletadores’ para seu mecanismo de buscas. Além disso, o YouTube criou um vídeo que mostra os cinco melhores virais de 1911.

Entre as brincadeiras, a companhia se valeu de especulações que passearam por todo o ano passado e “criou” outra rede social, o “Google Friendship“, que pela descrição faria a mesma coisa que o Orkut. A rede, aliás, ganhou o Earkut, “primeiro gadget desenvolvido para uso exclusivo no Orkut e que vai revolucionar as redes sociais”.

Trata-se de um dispositivo parecido com um piercing, que o internauta usaria na orelha (daí o nome, “ear” significa “orelha”, em inglês). Cada vez que que alguém acessasse o perfil da pessoa, o Earkut produziria calor. “Além de conseguir rastrear os visitantes de seu perfil, este dispositivo ainda oferece outras vantagens: bonito e com design arrojado, o Earkut possui formato anatômico e produz uma sensação de calor bastante agradável. Tudo pensando em seu conforto e bem-estar”, diz a comunidadecriada pare divulgar o dispositivo.

Mas o Google foi mais longe e criou duas ferramentas para controle, por meio de movimentos, de suas plataformas de e-mail e de aplicativos para escritório. Tanto o Google Motion quanto o Google Docs Motion foram bem preparados, com quadros explicativos – no caso do Gmail Motion, até vídeos – e páginas promocionais para cada um.

A companhia não esqueceu seu principal produto, o mecanismo de buscas, que está contratando pessoas para atuarem como autocompletadores. “Você costuma sentir como se soubesse o que seus amigos e familiares estão pensando e que pode terminar seus pensamentos antes deles? Você é incrivelmente rápido, como o buscador do Google? Tão rápido que pode fazer 20 pesquisas antes de sua mãe terminar a primeira?”, diz a página em que a vaga foi aberta.

Não só de Google vive o 1º de abril

O Dia da Mentira também gera burburinho no Brasil. Por aqui, publicações costumam divulgar notícias bombásticas, porém falsas, para entrar na brincadeira. O Brasil 247, por exemplo, desde a madrugada já carrega em sua página principal uma suposta entrevista com o polêmico deputado Jair Bolsonaro, que teria “saído do armário”.

O primeiro jornal brasileiro para iPad aproveita para dar um recado mais sério a Bolsonaro: “nada dói tanto para um homossexual como a impossibilidade de assumir, diante das pessoas que mais ama, como um pai ou uma mãe, qual é a sua verdadeira orientação sexual.” (Veja)

São tantas empresas envolvidas com a data que o site especializado em tecnologia TechCrunch reuniu as principais “trollagens” do dia. Na lista constam piadas realizadas por Groupon, LinkedIn, Starbucks, Hulu, Toshiba, entre outras.

Google Discovery, site brasileiro que reúne informações sobre o gigante de buscas, também acompanha as peripécias da companhia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s