Cofundador da Microsoft Paul Allen acusa Bill Gates de traição

O filme “Piratas do Vale do Silício”, que conta a história da fundação da Apple e da Microsoft, mostra um Bill Gates muito inteligente, mas também muito oportunista. Talvez oportunismo seja a apalavra errada; o filme pinta o fundador da Microsoft como um vilão que copiou a “mágica” interface gráfica dos computadores da Apple e lucrou bilhões de dólares com ela.

Recentemente, Gates ausentou-se da Microsoft para dedicar-se, entre outras coisas, a sua instituição Bill & Melinda Foundation. Uma de suas pretensões é erradicar a miséria em países paupérrimos da África. “Que bonzinho”, alguns diriam. Menos Paul Allen, cofundador da Microsoft.

Em uma autobiografia (não lançada oficialmente), Allen diz que se sentiu traído por Bill Gates, quando os dois ainda faziam parte do corpo executivo da companhia. Em um trecho do livro, conta que, quando estava se tratando de uma espécie de câncer, Gates e Ballmer tentaram tirá-lo do cargo por não estar “trabalhando o suficiente”:

“Eu ajudei a criar a companhia e ainda era um membro ativo, mesmo sofrendo com a doença. De repente meus colegas estavam querendo me tirar de jogo. Foi oportunismo puro e mercenário.”

Ainda segundo sua biografia, quando retomou completamente as atividades na empresa, Allen recorreu a Gates para tentar aumentar sua participação nos lucros. O pedido foi recusado:

“Naquele momento, algo morreu para mim. Eu achava que nossa parceria era baseada na lealdade, mas vi os interesses de Bill haviam passado por cima de tudo. Meu sócio pretendia ficar com o maior pedaço da torta que pudesse agarrar e isso era algo que eu não podia aceitar.”

Segundo os jornalistas do jornal “The Wall Street Journal” que tiveram acesso ao livro antes de ser publicado, Allen, que é o 57º homem mais rico do mundo, narra sua história na Microsoft com um tom triste e amargurado.

A expectativa é que o lançamento oficial de sua biografia “Idea Man: A Memoir by the Co-founder of Microsoft” ocorra no próximo dia 17 de abril nos EUA.

Intrigas e picuinhas sempre foram presentes no mundo das empresas de tecnologia. Conheça alguns dos duelos mais famosos:

Via UOL Tecnologia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s