Secretário dos EUA critica burocracia para fazer negócios no Brasil

Ambiente de negócios cria obstáculos para investimento, disse ele.
Segundo Gary Locke, crescimento do Brasil é importante para os EUA.

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Gary Locke criticou nesta segunda-feira (31) o sistema tarifário e a legislação brasileiros, afirmando que a burocracia é uma barreira para o investimento de empresas norte-americanas no país. Locke falou a empresários em um almoço na Câmara Americana de Comércio em São Paulo (Amcham), onde foi discutido o investimento norte-americano no Brasil.

“O ambiente de negócios no Brasil cria obstáculos para os investimentos norte-americanos”, disse o secretário, ressaltando a importância de reformas que modifiquem esse cenário e facilitem a entrada das empresas dos EUA no mercado nacional.

O evento acontece logo após a visita do presidente dos EUA, Barack Obama, ao Brasil. Durante a visita, Obama afirmou que os dois países devem ser “parceiros iguais”.

Locke reafirmou também a importância cada vez maior do Brasil na economia mundial, citando a participação do país no G20, e também a sétima colocação do Brasil entre as economias do mundo.

“A crise financeira prejudicou o mundo inteiro, mas enquanto isso o Brasil cresceu 7,5% (em 2010)”. Para ele, por conta disso é importante estreitar as relações comerciais entre os dois países. “É muito importante para os Estados Unidos que o Brasil cresça”, disse ele.

Entre os investimentos vistos como interessantes pelos empresários dos EUA estão projetos da Copa e dos Jogos Olímpicos, além de projetos da área de energia.

BNDES
O presidente do InvestSão Paulo, Luciano Almeida, afirmou no mesmo evento que a Nossa Caixa Desenvolvimento poderá ser um facilitador dos investimentos norte-americanos no Brasil. De acordo com ele, os presidentes do Eximbank (banco de fomento dos EUA) e da Nossa Caixa devem conversar nesta segunda para tentar firmar um acordo nesse sentido.

Via G1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s