Lições de empreendedorismo em “A Rede Social”

Em Los Angeles, o hotel Beverly Hilton foi cenário das premiações do filme A rede social, de David Fincher, o grande vencedor do 68º Globo de Ouro, considerado uma espécie de prévia do Oscar. A Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA, na sigla em inglês) premiou o longa sobre o Facebook nas categorias Melhor Filme de Drama, Melhor Diretor (David Fincher), Melhor Roteiro (Aaron Sorkin) e Melhor Trilha Sonora (Trent Reznor).
Destaque na mídia, nos círculos de bate papo e nas telas de todo o mundo também ganha a atenção de consultores do Sebrae-SP, que ressaltam algumas lições de empreendedorismo a partir da produção cinematográfica.
Clarisse Barreiros, coordenadora do Núcleo Digital do Sebrae-SP, esteve a frente do lançamento do portal da entidade há alguns meses e tratou como prioritária a interatividade com o usuário, necessidade que defendeu como essencial para entender e atender os empreendedores que desejam abrir ou melhorar o negócio. “Zuckerberg levou o sonho de integrar um dos final clubs, espécie de fraternidade que congrega pessoas e define comportamentos, tão a sério que criou algo ainda mais amplo e com a possibilidade de escolher com quem conviver”, expressa.
“Ficou muito claro que as mídias sociais são muito mais sobre pessoas e sentimentos do que sobre tecnologia, creio que aqueles que sonham em abrir um negócio não precisam esperar por uma idéia incrível, podem observar, entender o que as pessoas a sua volta precisam para, a partir das relações humanas, criar plataformas e definir as regras do jogo”, completa.
Para o consultor Cláudio Vallim, as redes sociais também devem ser vistas como oportunidades de negócio, que, a exemplo do drama, são utilizadas com técnica por estudantes bem informados. “Muitas vezes eles tem “uma empresa” nas mãos, e não sabem”, diz. Neste contexto, Vallim destaca a importância de estar informado, de criar e defender uma marca a partir do projeto. De acordo com o Instituto Nacional de Propriedade da Marca (INPI), isso garante direito exclusivo em todo o território nacional em seu ramo de atividade econômica, além do direito de prorrogação indefinida.
“Jovens como estes, aliados a bons investidores, podem surpreender o mercado. No entanto, fica muito clara a importância de registrar e proteger a marca. A percepção do consumidor pode agregar valor aos produtos ou serviços identificados por ela. Quando bem gerenciada, a marca ajuda a fidelizar o consumo e estabelecer identidades duradouras”, conclui.
Já o consultor Reinaldo Messias chamou a atenção para o número de marcas expostas no longa. “Contei mais de vinte”, diz. O nome disso ele lembra: Product Placement, o que conhecemos como publicidade indireta, item usado intensamente na produção. “São duas horas de aula sobre estratégia de novos negócios, uma trama que mistura reflexões sobre oportunidade de negócios, valores éticos e o caráter oportunista nos novos tempos”, opina. E explica: “Esta é uma maneira sutil de estimular desejos por consumo por meio de outros contextos, como filmes, games, novelas e rádios”. Item que é devidamente retratado no artigo 10º do Código Brasileiro de Auto Regulamentação Publicitária.
A pesquisa Ibope Mídia de 2010 aponta que para 60% dos internautas é certo que empresas usem redes sociais para divulgar seus produtos e serviços. Para outros 25%, elas ajudam na decisão de compra. “Onde está o consumidor deve estar também o anunciante. Por isso, destinar uma verba para investir nestes meios é fundamental nos dias de hoje”, explica Messias.
O consultor ainda opina que é necessário tomar cuidado com seu anúncio em mídias sociais e chama a atenção para uma das cenas do filme: “O site é legal, por isso é popular. Não estraguem com anúncios chatos”, sugere um dos colegas quando o Facebook ganha adesão de um número expressivo de usuários. “Como bem explica a cena, o empresário deve estudar onde há espaço para se diferenciar e contar com ajuda de profissionais para que seu anúncio chame a atenção, para que seja legal e ganhe a simpatia do internauta”, alerta.
Via Agência Sebrae
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