Tecnologia que promete transferir filme HD em menos de 30 s chega às ruas

Notebook da Apple é o primeiro a oferecer a porta Intel Thunderbolt, que no futuro poderá até utilizar fibra óptica para aumentar desempenho.

Os novos MacBooks Pro, da Apple, serão os primeiros computadores da indústria a vir equipados com a tecnologia Thunderbolt da Intel, segundo comunicado divulgado pela fabricante de chips na quinta-feira (24/2).

Anunciado em 2009 – quando ainda era chamado apenas de Light Peak – o Thunderbolt permite transferir dados entre equipamentos de armazenamento e dispositivos externos a velocidades de até 10 Gbps, de acordo com a Intel.

Com ele, por exemplo, será possível transferir um filme completo em alta definição em menos de 30 segundos, de um dispositivo de armazenamento externo para um PC.

A Apple será a primeira a oferecer essa tecnologia, mas a expectativa é que, em breve, outras companhias como LaCie e Western Digital também ofereçam produtos baseados no Thunderbolt.

“Para este lançamento foi necessário um trabalho colaborativo entre Intel e Apple”, disse o diretor de planejamento do Thunderbolt e de Marketing da Intel, Jason Ziller. Entretanto, ele preferiu não comentar em qual data a tecnologia estaria disponível em outros notebooks e desktops.

“Este é um grande avanço que oferece simplicidade, melhor desempenho e flexibilidade”, declarou Ziller. Além disso, espera-se que ela ajude a reduzir o número de conectores em PCs e notebooks, bem como torná-los mais finos e elegantes do que os aparelhos mais populares hoje.

“Ao lançar esse novo recurso, esperamos atingir principalmente os usuários que utilizam bastante conteúdo multimídia, como áudio e vídeo”, de acordo com a Intel.  A alta velocidade de sincronização permite obter processamento de dados em tempo real de áudio e vídeo entre PCs e outros dispositivos, reduzindo o tempo de latência de outras tecnologias.

Fibra óptica
Ao contrário do que foi dito pela Intel quando o Thunderbolt foi citado pela primeira vez, ele suportará, além dos cabos de cobre, também cabos de fibra óptica para fornecer transferências rápidas de dados entre dispositivos, segundo um porta-voz da empresa, sem fornecer mais detalhes.

“Inicialmente, o Thunderbolt será à base de cobre. A tecnologia óptica é cara e será implementada ao longo do tempo”, disse David Perlmutter, vice-presidente executivo e gerente geral do Grupo de Arquitetura da Intel.

“Para a maioria das necessidades do usuário de hoje, o cobre ainda é muito bom”, comentou Perlmutter. Entretanto a transmissão de dados é muito mais rápida através de fibras ópticas, que serão cada vez mais utilizada pelas empresas que implantarem o Thunderbolt.

Por e-mail, um porta-voz da Intel disse que o cabeamento óptico para Thunderbolt será lançado até o final de 2011. No ano passado, a Intel anunciou que a tecnologia óptica poderia ajudar a fornecer transferências mais rápidas de dados em longas distâncias quando comparada com a elétrica, por exemplo.

O Thunderbolt deve competir com outras tecnologias como USB, Firewire e HDMI (High-Definition Multimedia Interface) que conectam PCs a equipamentos de armazenamento e dispositivos de exibição e áudio. Notebooks e dispositivos com porta USB 3.0 começaram a chegar ser vendidos no ano passado e são capazes de transferir dados a velocidades de até 5 gigabits por segundo.

“Este é um complemento ao USB 3.0, que é bastante popular e amplamente utilizado em inúmeros dispositivos”, disse o executivo.

“Existem muitos equipamentos de armazenamento USB já disponíveis e o Thunderbolt, no futuro, poderá ser uma alternativa em termos de custo e desempenho”, de acordo Ziller. No entanto, a Intel continuará suportando USB 3.0 e os PCs, talvez, incluam ao mesmo tempo portas USB e Thunderbolt.

(Agam Shah)
Anúncios

One Response to Tecnologia que promete transferir filme HD em menos de 30 s chega às ruas

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Consultoria S3, Rafael Honorato. Rafael Honorato said: Tecnologia que promete transferir filme HD em menos de 30 s chega às ruas http://migre.me/3WGmY #S3Blog […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s