Está com sono no trabalho? O problema pode ser o fim do horário de Verão

Sono, cansaço e desatenção. Estas são características comuns apresentadas pelos profissionais após um final de semana agitado. Caso a pessoa não tenha realizado muitas atividades durante o sábado e domingo, também pode estar se sentindo dessa maneira nesta segunda-feira (21). Você sabe por quê?

Estes sintomas podem ser explicados pelo final do horário de Verão. É o que afirma o cardiologista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Allyson Nakamoto.

O especialista explica que as mudanças de horário, tanto no início como no fim do horário de Verão, alteram o ritmo biológico dos profissionais, por isso, as pessoas sentem maior dificuldade em acordar e dormir. A mudança também influência no metabolismo.

“É comum nos primeiros dias ter maior sonolência e estafa. Estes sintomas variam de acordo com cada organismo. Eles duram entre 3 e 4 dias. Em algumas pessoas, o tempo é maior e pode chegar a 7 dias”, afirma.

O neurologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Cleverson de Macedo Gracia, acrescenta que o organismo está acostumado com uma rotina já pré-estabelecida. “Cada pessoa possui um ciclo circadiano, que é o período de 24h, influenciado pela luz solar e agora é necessário construir outro hábito”, diz.

Áreas de risco

Durante o período de mudança, os profissionais que trabalham em áreas de risco, segurança ou são responsáveis pela vida de outras pessoas, como pilotos, motoristas, entre outros, devem dobrar a atenção para evitar acidentes.

Como dica, Nakamoto aconselha que os profissionais mantenham os horários anteriores em sua rotina. “É importante tentar dormir e acordar no mesmo horário nos primeiros dias. A alimentação também deve ser mais leve, assim não prejudicará no sono e não refletirá no dia seguinte”, declara. Gracia indica ainda que o profissional pratique exercícios físicos, ingira líquidos e cafeína.

Por Karla Santana Mamona

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s