Como proceder diante da perda ou roubo do celular corporativo

O extravio dos dispositivos é o pesadelo de todo profissional. Muito prejuízo pode ser evitado com a prática de algumas regras fundamentais.

Poucas perdas materiais têm poder destrutivo maior que a de um celular corporativo. Com tantas informações em sua memória, como dados de cartão de crédito, endereços, apresentações, planilhas, imagens e vídeos, não é de espantar que o dispositivo seja cobiçado por gatunos.

Felizmente, existem várias ferramentas que permitem reduzir os danos dessa eventual perda ou extravio. Basta estar preparado para o acontecimento.

Verifique as dicas a seguir para evitar que – se perdido o smartphone – suas informações se tornem públicas.

1. Use uma senha

É a primeira e mais importante medida que o dono de um smartphone pode tomar. Se alguém se apoderar do dispositivo e o aparelho estiver protegido por senha, não será possível realizar chamadas, navegar na web ou fazer login em sites ou redes corporativas em que o dono original mantém credenciais.

A vasta maioria dos smartphones têm um sistema de senhas embutido e essa medida diminui dramaticamente as chances de alguém acessar informações pessoais em seu smartphone.

Pode levar algum tempo para o usuário se acostumar a digitar uma senha cada vez que precisa acessar o telefone, mas ainda é melhor maneira de dormir tranqüilo.

2. BackUp

Junto dos smartphones modernos, vêm uma miríade de softwares que incluem alguma rotina de cópia de segurança dos dados do telefone em um sistema desktop. Normalmente tais rotinas funcionam de maneira rápida e “indolor”. Usuários BlackBerry ou iPhone tem seus softwares consagrados e proprietários para esse tipo de tarefa.

O dono de um smartphone deveria se acostumara a chegar em casa e plugar o dispositivo ao PC por uns breves instantes. E, de quebra, apagar o que foi sincronizado, caso não precise voltar a fazer uso imediato das informações. É sabido que quão mais novos os backups, menor o prejuízo de dados em eventual perda ou roubo/furto.

3. Informações do proprietário

Depois de tomar as providencias acima, é chegada a hora de personalizar a interface de seu aparelho, incluindo o papel de parede. Aliás, o papel de parede pode abrigar informações de contato do proprietário, incluindo dados de como devolver o dispositivo. Procure dar sempre o número da área de segurança da empresa. Nunca forneça opções pessoais para contato.

Vale a pena usar frases de incentivo, algo que faça quem encontrar o aparelho se sentir bem, como uma recompensa. Mas, vale a máxima de que “promessa é dívida”.

Vale a pena procurar por instruções na documentação do smartphone para verificar se existem configurações padronizadas para exibir uma mensagem na tela de descanso.

4. Contatos de emergência

É comum que muitos usuários de smartphone esqueçam os números de telefone e emails que consideram urgentes, por estarem armazenados na memória do smartphone. Isso é aconselhado, contanto que se esteja em poder do dispositivo o tempo todo. Uma vez perdido, junto vão as informações de discagem rápida e os emails essenciais. Não é difícil dar conta dessa ameaça. Basta imprimir em fontes pequenas a lista de contatos urgentes e guardá-la na carteira.

Outro tipo de informação que deve ser armazenada na lista são os dados relativos ao aparelho (número de série, do SIM Card, etc)  para possibilitar às operadoras o bloqueio imediato do aparelho e até o seu rastreamento.

5. Travamento e deleção remotos

Dependendo de seu modelo de smartphone, pode ser possível contratar um serviço que rastreie seu aparelho. Outro serviço oferecido é apagar todos os dados do dispositivo. É interessante assinar um serviço dessa natureza antes de qualquer eventualidade.

Para usuários do iPhone, o serviço MobileMe realiza oferece essa proteção. Basta que configurem de forma apropriada os recursos do Find My iPhone – antes de algo correr.

Aos usuários corporativos de BlackBerry não resta muito a não ser contatar imediatamente o administrador de sistemas da empresa. Se estiver instalado nos servidores da corporação , o BES (BlackBerry Enterprise Server) poderá, sem qualquer problema, apagar o contingente de dados do aparelho e oferecer segurança à empresa e ao executivo e seus dados.

6. Informações confidenciais

Se o usuário desejar não usar qualquer senha, deve optar pela nuvem para guardar dados secretos ou confidenciais.

Estar preparado para eventuais perdas de smartphones requer reduzir o volume de informações importantes armazenadas localmente. A sugestão é que senhas, apresentações e listas de contato sejam depositadas em um serviço virtual.

Para usuários iPhone, Android e BlackBerry, o serviços recomendado para tal é o DropBox.

7. A recomendação final

Infelizmente não é elegível para todos os usuários de smartphones, pois nem todas as plataformas permitem que as informações sejam criptografadas no aparelho ou aos cartões de memória, como  no caso do iPhone ou do Blackberry.

Donos de aparelhos BlackBerry podem criptografar as informações em PCs e devolvê-las devidamente ilegíveis aos seus aparelhos. É muito útil em caso de o cartão de memória ir parar nas mãos de alguém mal intencionado. Essa pessoa não conseguirá, de jeito nenhum, ler as informações armazenadas no cartão de memória em outro dispositivo.

No caso de aparelhos BlackBerry, a rotina para criptografar os dados no cartão é razoavelmente simples. Basta acessar as opções, escolher o item “segurança”, “criptografia” e determinar que as informações no cartão de memória sejam criptografadas. Quem não for usuário de BlackBerry, pode tirar proveito dessa tática usando a solução de criptografia da TrueCrypt.

Via CIO/EUA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s