Quando é hora de improvisar ao invés de detalhar

Histórias de sobrevivência em condições extremas são ricas em lições de persistência e coragem que, guardadas as proporções, podem ser trazidas para o mundo corporativo.

We Die Alone: A WWII Epic of Escape and Endurance, de David Howarth, é um desses relatos: a fuga de um norueguês perseguido pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

Jan Baalsrud
O norueguês Jan Baalsrud

Jan Baalsrud sobreviveu a uma emboscada onde todos os seus companheiros foram assassinados, nadou por águas gélidas, foi soterrado por uma avalanche, ficou temporariamente cego na neve e ainda amputou alguns de seus dedos dos pés com um canivete. Mas sobreviveu.

Sua missão, junto com outros três companheiros, era preparar a resistência norueguesa para missões de sabotagem das tropas alemãs baseadas no Mar Ártico. Num barco pesqueiro eles levariam os equipamentos necessários desde a Inglaterra e se misturariam à população local, recrutando voluntários e treinando-os.

O líder da missão, Sigurd Eskeland, é quem oferece a Dica da Semana:

“Neste tipo de expedição é inútil fazer um plano detalhado, porque ninguém pode prever exatamente o que vai acontecer. O líder sempre tem um nível de responsabilidade que poucas pessoas na guerra têm. As ordem eram dadas em termos gerais e, ao executá-las, ele não tinha ninguém para consultar*.”

Por “este tipo de expedição” entenda-se uma empreitada com muitas incertezas, obstáculos desconhecidos, cenários em constante mudança.

Já vi empresas fazendo planos para os próximos cinco anos com precisão cirúrgica: percentuais tinham várias casas decimais e valores financeiros não dispensavam os centavos. Um trabalho tão minucioso quanto inútil, pois ao primeiro soluço do mercado todas as premissas iriam por terra, levando junto o detalhado planejamento.

Em vez de se esmerar tanto num plano de ficção, invista no improviso, na imaginação, na criatividade.

Via PharmaCoaching

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s