O OpenOffice está morrendo?

Quem está antenado nas últimas novidades do mundo do software livre, deve estar sabendo que o OpenOffice está em decadência. Isto se deve ao fato de a Oracle, a nova proprietária do OpenOffice (se é que eu posso afirmar isso) tomou certas decisões que não agradaram os usuários nem muito menos os desenvolvedores.

O resultado disso foi simplesmente a saída em massa dos desenvolvedores do OpenOffice para a criação de um fork (um projeto criado apartir de outro) chamado LibreOffice, que até o momento está praticamente a mesma coisa, mas que a tendência é ficar  superior ao OpenOffice, visto que a maioria dos desenvolvedores do OpenOffice agora estão trabalhando no LibreOffice.

No momento da saída em massa dos desenvolvedores, eles elaboraram uma carta aberta intitulada “Todo fim é um novo começo”. E nesta carta eles explicam todos os motivos que levaram eles a tomarem esta decisão. Você pode ver a carta completa aqui.

O OpenOffice pode não ser extinto, mas com certeza o LibreOffice vai dominar, inclusive os desenvolvedores do LibreOffice estão batalhando na justiça para resgatar o nome OpenOffice e obrigar a Oracle a substituir o nome do Office deles.

Caso deseja realizar a troca desde já, acesse o site do LibreOffice e vá até a seção de Downloads e baixe o pacote mais adequado para você É somente uma questão de tempo para que as distribuições deixem o OpenOffice de lado e passem a utilizar o LibreOffice.

Na minha humilde opinião, isto demonstra a força que a comunidade de Software Livre tem, que quando se sentiu ameaçado por uma empresa, rapidamente se mobilizaram para manter o espírito de liberdade vivo. Isso também é uma lição: ninguém controla o Software Livre, só a própria comunidade.

E você, o que acha de tudo isso? Já experimentou o LibreOffice, conte-nos a sua experiência ou a sua opinião a respeito.

Via IO Tecnologia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s