Os cinco passos para a verdadeira motivação

O que cria um vencedor? O que faz uma pessoa com uma infância humilde acabar prosperando?

Tudo o que fazemos é por um motivo. Somos motivados pelo prazer ou estimulados pela dor. E se aprendemos a dominar essas duas formas que nos motivam, então, estaremos no controle de nossas vidas.

O que nos dá razão para agir? Prazer ou dor que vinculamos em nosso sistema nervoso. Preste muita atenção nesta frase que será de extrema importância para começarmos o assunto: Tudo o que fazemos não se deve ao que sabemos e sim ao que associamos dor ou prazer.

Por que você não faz algumas das coisas que sabe que deveria fazer? Por que você acredita que fazer algo naquele momento será mais doloroso do que ficar sem fazer nada. Porque intelectualmente você sabe que deve fazer e o que te impede é a associação de algo ruim ou pior ao fazer. Por exemplo, você quer ganhar cinco vezes mais do que ganha hoje e, para isso, tem que sair para vender algo, mas não sai para vender porque pode ser rejeitado por alguém, porque podem humilhá-lo ou fica andando sob o sol e para um lugar longe é cansativo. Já conheceu alguém assim?

Os cinco passos para a verdadeira motivação

1 – Cite três ações que você precisa para fazer e que vem protelando. Pode ser: vender mais; perder cinco quilos; falar para o seu pai que você o ama; pedir um aumento salarial.


2 – Sob cada uma dessas ações anote a resposta para a seguinte pergunta: Que dor vinculei a essa ação?
3 – Escreva todo o prazer que experimentou por se entregar a esse comportamento negativo. Por exemplo: Se quer vender mais, por que ficou parado e não saiu para vender? Porque pode ter associado esse fato ao prazer momentâneo do conforto, do descanso, da certeza que ninguém iria rejeitar, ou seja, falar um não para seu produto.
4 – Escreva o quanto lhe custará se continuar assim? O que ocorrerá se não ganhar mais do que você já recebe? O que custará se não perder cinco quilos? O que ocorrerá se não parar de deixar as coisas para depois? O que vai lhe custar, se não aprender mais da sua área de trabalho? Quais prejuízos seus filhos terão, caso você não aumente suas vendas? Qual prejuízo terá se não conhecer mais o mercado, não se atualizar, não se especializar, se não poupar dinheiro, se não agradecer o que já tem, se não for caridoso, se não conseguir ser generoso, se não pensar alto, se não melhorar o seu atendimento e o da empresa?
5 – Escreva todos os prazeres, ao tomar cada uma dessas ações. Faça uma lista bastante grande, que mova você e que o ajude a alavancar rapidamente.

Se você não fizer esse exercício, infelizmente perdeu seu tempo. Mas como eu tenho a convicção que você quer mudar seus resultados, por isso está lendo esse artigo. Se no início não sabia como fazer, agora tem em mãos o como. Então, faça como a minoria, seleta, rara e nobre que aplica o que sabe, faça parte agora desse grupo inteligente e desfrute de novas ações e resultados.

“Quer ter motivos para agir? Tenha uma associação visceral bastante prazerosa.”
Alguém já fez o que você quer fazer? Creio que sim.
Você já fez bastante coisa nesta vida? Tenho certeza que sim.
E se você começar a fazer hoje o que tanto quer?
E se você começar hoje? Como estará daqui a dois anos?
Como se sentirá? Como será visto? Como será sua vida?

Presidentes, diretores, gerentes, supervisores normalmente querem motivar pela autoridade, dinheiro, prêmios ou bônus. Isso funciona pelo medo ou por algo superficial até um tempo, porém o que irá motivar um profissional por longa data é o seu crescimento profissional, emocional e intelectual. Todos nós temos uma necessidade: a da evolução. Por isso que empresas inteligentes investem em bons cursos, treinamentos, palestras e sessões de coaching.

Descubra o quanto você é importante

Diga o nome das cinco pessoas mais ricas do mundo. Diga o nome dos cinco últimos ganhadores do prêmio Nobel, aquele, dado para personalidades que se destacaram na ciência, na economia, nos assuntos da paz. Agora, diga o nome das cinco últimas misses universo. Lembrou? Dê agora o nome dos dez ganhadores de medalha de ouro nas Olimpíadas. E para terminar, os últimos doze ganhadores do Oscar. Como foi? Lembrou de algum? Difícil, não? E olha que são pessoas famosas, não são anônimas! Mas o aplauso morre, os prêmios envelhecem, os grandes acontecimentos são esquecidos.

Agora tente este outro teste. Escreva o nome dos professores que você mais gostava. Lembre de três amigos que ajudaram você em momentos difíceis. Pense em cinco pessoas que lhe ensinaram alguma coisa valiosa. Pense nas pessoas que fizeram você se sentir amado e especial. Pense em cinco pessoas com quem você gosta de estar. Mais fácil esse teste, não? Sabe qual é a moral da história: “As pessoas que fazem diferença na sua vida não são as que têm mais credenciais, dinheiro ou prêmios. São as que se importam com você! “Um carinhoso abraço para você, que pode ser anônimo para o mundo, mas é especial para os amigos”.

Conto essa metáfora na palestra para despertar, porque geralmente as pessoas esquecem que são importantes. Pode ter certeza você é muito importante.
Agora deixo lhe uma oração, porque creio que temos que ter um ritual pela manhã para nos inspirarmos.

Oração Inspiradora – Sei que sou a fonte da motivação. Sei que sou o dono das minhas ações e sou filho de Deus. Por isso vivo feliz todos os dias, mesmo que: esqueçam de me valorizar, que eu falhe, que leve tempo para conquistar algo, a minha fé é inabalável porque venho me desenvolvendo a cada ano e isso me dá a certeza de melhoria e melhoria é meu foco único e o Criador tem visto a minha dedicação agora e sempre.

Fonte: Fernando Viel RH.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s