Google acusa Bing de roubar seus resultados

SÃO PAULO – O Google está acusando o Bing de copiar seus resultados a fim de melhorar as buscas entregues aos seus usuários.

De acordo com post publicado no blog do Google, o Bing tem observado quais sites os usuários selecionam após uma busca no Google para entregá-los no topo de sua lista de resultados.

A cópia estaria acontecendo até mesmo com termos digitados de forma errada na caixa de busca. Palavras inseridas com erros, e corrigidas pelo Google, trariam os mesmos resultados quando colocadas no concorrente. O fenômeno começou a ser notado pelos engenheiros do Google em maio do ano passado.

Para comprovar sua teoria, o Google preparou uma armadilha para o Bing. Assim, a busca por termos como “mbzrxpgjys”, que apontava para o site da RIM, e “hiybbprqag”, que levava para um site de ingressos, começaram a apontar os mesmos resultados no serviço da Microsoft.

Também por meio de post divulgado em seu blog, o Bing negou a prática. “Usamos mais de 1 000 diferentes sinais e características do nosso algoritmo de classificação. Um pequeno pedaço desse sistema é o clickstream que capturamos de alguns de nossos clientes, que aceitam compartilhar suas informações de forma anônima”, afirmou Harry Shum, vice-presidente corporativo do  Bing.

Para o engenheiro do Google, Amit Sainghal, a competição não é um problema, porém, a cópia simples não traz inovação para os serviços.

O buscador da Microsoft foi apresentado ao público em junho de 2009. De acordo com a NetApplications, em outubro de 2010, a ferramenta era quarta mais popular do mundo, atrás do Google (83% do mercado), do Yahoo! (6%), Baidu (5%). O Bing teria 3%.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s