‘Ninja’ da Wikipedia diz que Brasil precisa investir em educação

‘A Wikipedia é de vocês’, diz diretor do grupo Wikimedia. Kul Wadhwa palestrou na Campus Party 2011.

“Eu sei um pouco de português porque minha mulher é brasileira”, contou Kul Wadhwa na Campus Party 2011. “E é por isso que eu sei que educação faz diferença. O pai dela só completou o ensino fundamental. A mãe só terminou o ensino médio. Ela tem um doutorado, e por isso cresceu, mas teve que estudar fora. Isso está errado. Vocês precisam falar com os professores, falar com o governo, para melhorar a educação aqui, no Brasil”.

Wadhwa é diretor da Wikimedia Foundation, a organização de apenas 64 funcionários responsável pela Wikipedia – 5º maior site do mundo. Mas seu título informal é “ninja para todas as finalidades”. “Sou ninja pela minha mobilidade”, brincou ele, que estava usando bengala devido a uma complicação na perna.

O “ninja” apresentou slides em português com dados sobre a Wikimedia: 408 milhões de usuários – atrás apenas do Facebook, Google, Microsoft e Yahoo; a 4ª marca mais valiosa do mundo – a ponto de dar nome a um prato em um restaurante chinês; cem mil editores ativos. Mas ele também apontou um problema: a Wikipedia em português, cujo público é composto 86% de brasileiros, precisa melhorar.

Um em cada quatro brasileiros prefere a usar a Wikipedia em inglês do que a português – um número que cresceu em vez de diminuir, apontou Wadhwa. Ele também disse que o uso da Wikipedia no Brasil é menor do que na Argentina e que o Brasil ainda não tem um capítulo da Wikimedia – que a Argentina também possui. “Vocês não podem deixar a Argentina usar mais a Wikipedia que vocês, certo?”, brincou, fazendo referência à rivalidade com o país vizinho.

A plateia interagiu mostrando que vários liam a Wikipedia, mas poucos a editavam. “Isso precisa mudar”, afirmou o “ninja”, enquanto o slide no projetor dizia “educar é dar poder”. O Brasil é uma das prioridades da Wikimedia – junto da Índia, do norte da áfrica e do oriente
médio. Wadhwa afirmou que um escritório da fundação poderá ser aberto no país “em até meio ano”.

Segundo ele, pela primeira vez um indivíduo pode editar um site que será lido por uma multidão de pessoas, tendo a possibilidade de impactar o mundo – uma consequência da “mudança de poder” das grandes instituições para as pessoas. Mas, para isso, é preciso ter conhecimento e educação. “O Brasil até onde sei é o país que mais usa redes sociais no mundo. Quero que vocês se juntem para criar coisas novas e que vocês se responsabilizem pela educação do país”.

Neste sábado (22), a Campus Party promove uma competição de edição na Wikipedia. O evento vai até domingo (23).

Origem: Globo.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s