Maior botnet do mundo volta das férias e volume de spams dispara

Responsável por 88% dos spams, a Rustock pouco agiu em dezembro, mas deve ser a culpada pelo aumento drástico no número de e-mails esta semana.

No começo deste mês, pesquisadores da Symantec – empresa de segurança digital – revelaram que o número de spams enviados havia diminuído drasticamente devido à pequena movimentação da Rustock, das maiores botnets (rede de computadores zumbis dominados por hackers) do mundo. Sozinha, essa rede é responsável por 88% das mensagens não solicitadas.

No entanto, o período de calmaria acabou. Aparentemente, a Rustock voltou à velha forma, já que o número de spams cresceu. O tráfego total de e-mails entre às 0h e 10h de 10/01 aumentou em 98% se comparado ao mesmo período de 9/01, disseram os pesquisadores. Naturalmente, as mensagens indesejadas devem ter ajudado em muito para isso.

“Por mais que o nível do Rustock tenha ficado significativamente abaixo do normal no período anterior ao Natal, não vemos por que ela não voltará ao que era antes, levando o índice de spams globais de volta aos 90% do total ao qual estamos tão acostumados”, escreveu Marissa Vicario, da Simantec, no blog da empresa.

Atualmente, a maior bootnet do mundo tem priorizado o envio de publicidade de remédios. Outra grande, a Xarvester, também voltou à ativa, mas ainda está distante de sua rival.

“É cedo para falar qual será o efeito no índice de spams globais, se o retorno é definitivo, mas, no momento, a impressão é que as férias acabaram, e eles voltaram aos negócios”, completou Vicario.

(Joan Goodchild)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s