Tecno-crônica #2: backup and networking

Terminadas as festas de fim de ano, Félix retoma sua empreitada para conseguir fazer o backup das configurações de vários switches de sua rede. Trata-se de um projeto do ano anterior, que deixara para trás, por não ter conseguido fazer funcionar.

E agora, ali novamente, olhando aquelas telas de acesso SSH monocromáticos e pensando  “mas o que está errado afinal? por que não funciona?”, Félix decide pedir ajuda novamente a um colega de profissão, Presto*, com o qual não falava desde as primeiras investidas com o Rancid.

“Ei, como é que você está, cara? Feliz ano novo”, fala Félix no seu softphone. Presto responde “bem, obrigado” do outro lado daquela estável conexão VoIP, enquanto Félix começa a recapitular todas as configurações e testes já feitos.

Pacientemente (essa parece ser a principal característica de Presto) o colega propõe um troubleshooting. Aí vão eles, analisando logs, diretórios e arquivos e varrendo entradas e variáveis do Rancid. Após alguns minutos e alguns comandos de teste, Félix recebe em sua caixa de e-mail a primeira mensagem gerada pelo sistema, mostrando as primeiras alterações das configurações de um dispositivo da rede. Bingo!

Félix mal podia acreditar: depois de tantas idas e vindas com o Rancid, finalmente o primeiro passo fora dado.

Presto se despede, satisfeito por ter auxiliado o colega nesse projeto.

Moral da história: nunca perca de vista as pessoas que podem lhe ajudar, bem como serem ajudadas por você, seja para fazer um backup funcionar ou qualquer outra atividade.

Por Wagner Pereira | WPereira Tecnologia

@wpereiratecno

* O nome do colega foi alterado, visando manter sua privacidade

Glossário:

Backup = cópia de dados de um dispositivo para o outro com o objetivo de posteriormente recuperá-los, caso haja necessidade ou algum problema com os dados originais.

Switches = é um dispositivo utilizado em redes de computadores para reencaminhar quadros (frames) entre os diversos nós.

SSH = um programa de computador e um protocolo de rede que permite a conexão com outro computador na rede, de forma a executar comandos de uma unidade remota.

Rancid = software para monitorar e fazer backup de configurações de dispositivos de rede, como switches e roteadores.

Softphone = software para fazer chamadas telefônicas pela Internet (VoIP).

Troubleshooting = uma forma de resolver problemas, muitas vezes aplicada na reparação de produtos ou processos falhados.

Fontes:

http://dicionario.babylon.com/

http://www.shrubbery.net/rancid/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Troubleshooting

Licença Creative Commons
A obra Post no S3 Blog de Wagner Pereira WPereira Tecnologia Consultoria S3 foi licenciada com uma Licença Creative Commons – Atribuição – Uso Não-Comercial – Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em www.s3blog.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s