Prefeitura e IBM Brasil fecham parceria para tornar cidade do Rio de Janeiro mais inteligente

Cidade passará a integrar dados e processos de órgãos públicos em um único centro de operações

A Prefeitura do Rio de Janeiro e a IBM anunciam o início do funcionamento de um centro de gerenciamento de informações públicas da cidade do Rio de Janeiro. O Centro de Operações Rio, localizado no bairro de Cidade Nova, irá integrar e interconectar informações de diversos órgãos públicos do município para melhorar a capacidade de resposta da Prefeitura em relação a vários tipos de incidentes, como enchentes e deslizamentos. 

O acordo entre IBM e Prefeitura também prevê o desenvolvimento de um pioneiro sistema de Previsão de Meteorologia de Alta Resolução (PMAR), que pode prever chuvas fortes com até 48 horas de antecedência.

O Centro de Operações Rio será inaugurado no dia 31 de dezembro. Sua missão é consolidar informações de vários sistemas do município para visualização, monitoramento e análise em tempo real. O sistema desenvolvido pela IBM foi desenhado para prevenção de enchentes e emergências relacionadas, mas está capacitado para outras ocorrências, desde incidentes no reveillon na praia de Copacabana, a saída de torcedores de uma partida de futebol no Maracanã, como um acidente de trânsito. O Centro ajudará os governantes da cidade a tomarem decisões em situações de emergência com informações em tempo real.

A iniciativa é parte da estratégia mundial da IBM que tem como objetivo desenvolver tecnologias que ajudem as cidades a funcionar de forma mais inteligente. Projetos similares já foram implementados em Nova York e Gauteng/Africa do Sul, porém este é o primeiro centro do mundo que irá integrar todas as etapas de um gerenciamento de crise: desde a previsão, mitigação e preparação, até a resposta imediata aos eventos e realimentação do sistema com novas informações que podem ser usadas em futuros incidentes. Outros parceiros envolvidos na construção e operação do Centro são: Cisco, Cyrela, Facilities, Mauell, Oi e Samsung.

A ideia é que o centro evolua continuamente e integre cada vez mais órgãos e informações da cidade. “Estamos criando uma grande plataforma de tecnologia que aos poucos vai reunir todos os incidentes e eventos que acontecem na cidade”, diz Pedro Almeida, que em março deste ano foi nomeado diretor de Cidades Inteligentes da IBM Brasil.

O PMAR, sistema de previsão metereológica que entrará em operação ainda no primeiro semestre de 2011, é o grande diferencial do Centro de Operações Rio. Trata-se de um modelo matemático unificado e exclusivo para a cidade do Rio de Janeiro. O sistema envolve a reunião de dados da bacia hidrográfica, o levantamento topográfico, o histórico de chuvas do município, assim como informações de satélites e radares. Ele terá a missão de prever a incidência de chuvas e possíveis enchentes. O sistema e modelo matemático deverão ser calibrados para aumentar significativamente a taxa de acerto em relação à previsão de chuvas na cidade.

O diferencial do sistema criado pela IBM é o que vem depois da previsão de chuvas: após detectarem a incidência de chuvas, o PMAR fará a modelagem das possíveis inundações e, com ela, numa próxima fase também será possível avaliar os efeitos no trânsito da cidade.

A parceria entre a IBM e a Prefeitura do Rio de Janeiro não termina por aqui. Durante os dias 09 e 10 de novembro de 2011, o Chairman da IBM, Sam Palmisano, e o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, reunirão líderes com visão de futuro na cidade para a quarta edição do Forum Smarter Cities. Com um foco especial na América Latina e nos mercados em crescimento acelerado, a IBM dará continuidade às discussões iniciadas em Berlim, New York e Shanghai sobre como as cidades podem enfrentar problemas urbanos de forma inovadora e melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos.

Por: IBM

Anúncios

One Response to Prefeitura e IBM Brasil fecham parceria para tornar cidade do Rio de Janeiro mais inteligente

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Kleidson Abreu. Kleidson Abreu said: RT @rafaelhonorato: Rio de Janeiro terá um centro inteligente para unificar órgãos http://migre.me/3hJ6f […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s