Sete em cada dez funcionários já roubaram dados das empresas

Pesquisa de empresa de segurança de dados revela que 72% admitiram ter copiado informações sem autorização em USB, notebooks e celulares.

Sete em cada dez funcionários (72%) admitiram já ter roubado informações de seus empregadores, revela pesquisa da Imperva, empresa especializada em proteção de dados.

Um em cada quatro (26%) também já obteve informações sobre os clientes dessas empresas sem o devido consentimento. Ficaram pouco à frente dos responsáveis pelos recursos humanos ou pelo marketing das companhias, ambos com índice de 25%.

Entre os equipamentos usados para o roubo dos dados, os mais populares são os dispositivos USB e notebooks (23%), seguidos pelos celulares (13%).

A resposta mais alarmante, no entanto, foi quanto a uma possível vingança dos empregados. Também sete em cada dez afirmaram que roubariam informações da companhia em que trabalham se soubessem que seriam demitidos.

“Que os funcionários roubam dados, tanto de empresas quanto de clientes, não é novidade. Mas é surpreendente constatar que eles pensam que não há problemas em fazê-lo”, disse Amichai Shulman, diretor de Tecnologia da Imperva.

A situação fica mais grave ao se considerar que 85% dos empregados possuem informações sensíveis sobre a empresa na qual trabalham em seus computadores ou smartphones pessoais. Seis em cada dez, aliás, afirmam que não há nenhuma política de suas companhias que tratam da ilegalidade de se levar dados confidenciais consigo ao abandonar o emprego.

“Criar um estatuto significa notificar todos do que pode acontecer a eles caso atitudes como essa sejam tomadas”, afirmou Shulman.

Origem: ComputerWorld

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s