Alemães criam “e-identidade” única para web

Será que funcionará corretamente?

Enquanto o Facebook e o Google duelam pelos dados dos usuários na internet, a Alemanha criou um mecanismo que permite armazenar essas informações em microchips, naquilo que batizou de “e-IDs” (uma espécie de “e-identidades”, em sentido aproximado).

As “e-IDs” permitem a identificação e a assinatura de documentos on-line. A ideia, de acordo com o governo alemão, é aumentar o nível de segurança nos meandros da internet.

Há receios, entretanto, de que essas identidades digitais (cuja capacidade de armazenamento engloba local de nascimento, endereço e impressões digitais) facilitem o roubo de dados dos usuários.

Autoridades atribuem o temor ao passado nazista alemão _a Gestapo, polícia secreta hitlerista, entabulava dados minuciosos de cidadãos.

Ainda que 44% da população alemã duvide do sistema de “e-IDs”, elas se tornam um instrumento alternativo aos sistemas provedores de identidade do Google e do Facebook, diz a revista britânica “The Economist”, cuja aposta vai além: a publicação diz que o Reino Unido deve adotar forma similar de identificação do usuário.

Quem se aborreceu com a nova querela entre Facebook e Google e acha que precisa de mais privacidade tem a opção de usar uma identidade independente na internet.

Com código aberto, o OpenID permite que o usuário acesse múltiplos perfis a partir de uma única conta. É possível controlar a quantidade de informação disponível para compartilhar com sites e serviços.

O controle é feito pelo provedor (única plataforma que obtém a senha), que envia e confirma a identidade do internauta aos sites que ele deseja acessar, sem distribuí-la entre eles.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s