5 Técnicas Steve Jobs para apresentações

Como Steve Jobs consegue realizar apresentações tão interessantes.
Aqui estão listadas as 5 coisas principais a se fazer em uma apresentação para se obter sucesso. Siga isso e se dê bem!

Valoriza a plateia. Ele entra sem estrondo no palco, quase não olha para os slides e se dirige à plateia praticamente o tempo todo, sem dar as costas. Dá sempre a entender que é para quem está sentado assistindo a apresentação que o objeto da apresentação é feito, criando empatia.

Faça suspense. Jobs começa a falar. Anuncia qualidades, conta sobre maravilhas. Avisa que tem algo no bolso – mas não mostra. Anda pra lá, conta mais qualidades que o produto tem. Anda pra cá… Criar o suspense é ótimo para manter a atenção de todos. Se ele revelasse de cara como é o produto, ninguém ficaria por perto para vê-lo terminar de falar.

Entusiasmo. Autoexplicativo, né? Mas é importante frisar que a empolgação de Jobs é elegante e contagiosa. Bem diferente da de Ballmer da Microsoft (Ver vídeo abaixo)

Poucos números. Apresentações técnicas, com muitos gráficos e números acabam dispersando. Quem perde um detalhe deixa de acompanhar todo o resto. Por isso, Jobs mostra só o essencial, e depois de um número mostra logo um slide interpretando aquilo de modo simples.

Comece bem, termine melhor. O começo é importante para garantir que todos se interessem e fiquem de olho, mas o fim da apresentação precisa ser chocante. A última impressão é a que ficará.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s