Conduta no ambiente de trabalho

A conduta no ambiente de trabalho é um assunto sempre discutível, alguns afirmam que a relação com os colegas de trabalho deve ser estritamente profissional outros já defendem a teoria de que é possível manter amizade dentro do ambiente de trabalho, mas afinal o que é melhor.

É o que vamos discutir neste artigo.

Confiar nas pessoas no ambiente de trabalho é bom negócio?
– Digo que não. Vou explicar o motivo e o tipo de confiança que estou falando. A confiança nos colegas do ambiente de trabalho deve ser profissional, ou seja, mesmo que esse colega do trabalho seja seu melhor amigo fora do ambiente de trabalho, deve-se recolher a assinatura do documento entregue, por exemplo. Porque é assunto profissional e não pessoal, é para o bem da empresa, seu e de seu colega, isso evita diversos problemas que podem ocorrer para qualquer um dos lados. Se é comum ou solicitado em sua empresa que o você recolha a assinatura de quem recebeu o documento entregue, faça! Você estará respeitando as normas de sua empresa e mantendo-se tranquilo frente a qualquer possível confusão referente a entrega ou não do famigerado documento. Agora se você está combinando com o seu colega que ele vai levar a carne para o churrasco no futebol deste fim de semana, não tem problema algum, já que não é um assunto da empresa.

Relacionamentos amorosos no ambiente de trabalho, pode?
– Não existe nenhuma lei que impeça. Você é livre para se relacionar com quem quiser desde que não seja dentro da empresa, você está lá para trabalhar e não para namorar, ficar, flertar ou algo assim. Você que enxerga isso com maus olhos, não seja assim, é como uma regra referente a um uniforme, você tem que usa-lo, certo? Então você deve respeitar o seu ambiente de trabalho e se por ventura você não concorda com as regras, peça as contas e encontre um outro emprego que combine mais com você, mas já lhe adianto que você não vai encontrar uma vaga tão liberal assim.

Confraternizações com o pessoal da empresa, como me portar?
– Situação extremamente delicada, mas não impossível de resolver, se você ingere bebidas alcoólicas tome cuidado para não exagerar e ficar bêbado na frente do pessoal da empresa, pode ser uma situação constrangedora. Se você não consegue se controlar quando bebe, então não beba, seja forte. Momentos de extrema alegria devem ser deixados para momentos com amigos e família. Se os seus colegas de trabalho forem os seus amigos também, OK, desde que estejam apenas os amigos que também trabalham com você, se estiver alguém que não seja amigo, CUIDADO.

E referente as roupas?
– Muitos dizem que a conduta de uma pessoa está ligada as suas roupas também, outros afirmam que o que importa é o que você é e não o que você veste.
A Conduta de uma pessoa, e principalmente a conduta profissional está completamente ligada ao que ela veste. Imagine que no seu ambiente de trabalho existe uma pessoa de boa beleza e que se veste de forma que essa beleza apareça mais do que deveria, imaginou? Talvez você viva essa situação, não é mesmo, podem responder nos comentários do POST se quiserem. Então, essa situação citada acima provoca desatenção dos demais colegas no ambiente de trabalho, piadas desnecessárias e se houver uma promoção para uma moça e o chefe for homem, já sabem, não é?! O comentário será, aposto que “fulano” está “pegando” “fulana”, não que isso não aconteça nas empresas, infelizmente acontece, pessoas que recebem poderes não pelo seu trabalho e sim por sua beleza ou pelo que ofereceu em troca, ou também pelo puro “puxa-saquismo”, Mas lembrando que não é só porque “fulana” tem uma beleza e se veste de forma provocante não possa ser capaz de conquistar um cargo mais alto. Eu particularmente levaria isso em consideração, acho que a conduta profissional no ambiente de trabalho também deve ser levada em consideração na hora de se promover alguém. Lembrando que não são apenas mulheres que indiretamente provocam os seus superiores homens, também existem homens que indiretamente provocam as suas superiores também e se fossem promovidos seriam vitimas dos mesmos comentários maldosos. Por isso, eu recomendo as pessoas a se preservarem no ambiente de trabalho, mostre que você é capaz não por sua beleza, ou “puxa-saquismo” mas sim pelo seu potencial como profissional. Usei primeiro o exemplo feminino porque elas são vitimas mais frequentes desses comentários.

Horários

Não é algo que precisa se discutir muito. Se o seu horário é às 08:00, chegue no máximo às 08:00 ao seu posto de trabalho, veja bem, ao seu posto de trabalho, não na empresa, na empresa acredito que você tenha que chegar um pouco antes.
Se precisar sair mais cedo, converse com o seu superior, se não for permitido e for de extrema importância para você, peça que lhe descontem essas horas e vá, mas lembre-se analise bem se compensa “comprar essa briga”.

Lista com os 10 nãos e 1 NUNCA do ambiente de trabalho.

1. Não tenha inimigos. Você não é obrigado a gostar de ninguém, mas não mantenha desavenças.
2. Não seja mal-educado, seja cortês.
3. Não “puxe o saco” de ninguém.
4. Não aceite que ninguém “puxe o seu saco”.
5. Não deixe a liberdade virar libertinagem.
6. Não chegue atrasado.
7. Não invente desculpas, faça o que lhe foi pedido e assuma os seus erros.
8. Não questione se o seu superior chega um dia às 08:00 e no outro às 13:00, não é você quem deve fiscalizar isso, é?
9. Não brigue no trabalho. Discutir é uma coisa, brigar é completamente diferente.
10. Não brinque com todos a todo o momento, deixe isso para o momento do almoço ou em uma confraternização e sempre analise se a pessoa com quem você vai fazer a piada ou a brincadeira a suportará numa boa.

NUNCA DESISTA DE SER UM BOM PROFISSIONAL

Kleidson R. de Abreu
Consultor em TI

About these ads

2 respostas para Conduta no ambiente de trabalho

  1. Glória Maia disse:

    Kleidson, gostei muito do texto. Como sempre ótimas dicas!

    Parabéns!

  2. Mitilene Mota disse:

    Como estamos falando de trabalho e não lazer,
    o negócio é o seguinte:
    A conduta em ambiente de trabalho deve ser respeitada, independente da área em que trablhamos: Negócios, Salão de beleza, Comércio interno, externo e /ou popular.
    O que leva a seriedade, o respeito e o bom negócio desenvolver cada vez mais e melhor está guardado em uma única palavra: ÉTICA: PROFISSIONAL E PESSOAL. Agora se alguém quer brincar em serviço é só trabalhar em um parque de diversões, juntará o útil ao agradável.
    Sem mais
    PS: MASSOTERAPEUTA MITILENE MOTA ( Recife – Pe)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.